NotíciasCortex-A78 e Cortex-X1: apresentadas novas CPUs da Arm

Nick Ellis6 meses atrás5 min

Novas CPUs Cortex-A78 e Cortex-X1 da ArmA Arm anunciou o lançamento da sua nova CPU Cortex-A78, sucessora da Cortex-A77 lançada no ano passado, da GPU Mali-G78, com a mesma arquitetura Valhall da Mali-G77, e a NPU Ethos-N78.

Além disso, a empresa apresentou sua nova microarquitetura de CPU, a Cortex-X1.

Cortex-A78

Vamos começar pela CPU Cortex-A78, que é a evolução da linha que começou com o Cortex-A76 dois anos atrás, e oferece um desempenho sustentável 20% superior ao do Cortex-A77. Além disso, ela também ocupa menos espaço do que a CPU antiga.

O consumo de energia foi mantido em 1 watt, ou seja, a bateria não será prejudicada com o uso da nova CPU. Ainda melhor, para certas tarefas, o consumo de energia é 50% menor. Isso é uma ótima notícia para a autonomia da bateria dos futuros smartphones que serão equipados com ele.

Nova GPU Mali-G78 e nova NPU Ethos-N78

Além disso, a Arm também apresentou a nova GPU Mali-G78 com suporte para até 24 núcleos, que tem um desempenho até 25% superior ao modelo anterior, a Mali-G77. Para jogos, o ganho de desempenho é até 17% maior.

A empresa também apresentou uma nova GPU para smartphones intermediários, a Mali-G68, que tem as mesmas especificações da Mali-G78, mas com suporte a menos núcleos.

Outra novidade da Arm é a unidade de processamento neural (NPU) Ethos-N78, que tem um ganho de desempenho de 25% em relação ao modelo anterior, a Ethos-N77.

Cortex-X1

O novo Cortex-X1 marca o início de uma nova série de microarquitetura da Arm. O design é parecido com o Cortex-A78, mas ele foi projetado para oferecer picos de desempenho.

Ele oferece um pico de desempenho de 30% em relação ao Cortex-A77, ou 22% em relação ao Cortex-A78, mas com maior consumo de energia. Com o novo programa, parceiros da Arm podem criar processadores personalizados para atender suas necessidades.

Os smartphones equipados com as novas CPUs, GPUs e NPU da Arm devem chegar ao mercado no fim deste ano ou no começo de 2021.

Saiba mais sobre as CPUs Cortex-A78 e Cortex-X1, sobre as GPUs Mali-G78 e Mali-G68 e a NPU Ethos-N78 no site da Arm.

Via AnandTech.