Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Realme, OnePlus, BlackShark e Meizu entram em aliança de transferência de arquivos

A aliança para transferência de arquivos formada pela Xiaomi, Oppo e Vivo Global ganhou quatro novos participantes, a Realme, OnePlus, BlackShark e a Meizu. A aliança foi anunciada em agosto do ano passado, mas agora ganhou ainda mais força com a chegada destes novos parceiros de peso. Com as sete marcas na aliança, o sistema para transferir arquivos poderá ser usado por mais de 400 milhões de usuários.

publicidade

O objetivo da parceria era criar um protocolo de transferência rápida de arquivos como o AirDrop da Apple para smartphones Android. O protocolo de transferência de arquivos P2P (peer-to-peer) funciona com vários formatos, e tem uma velocidade de 20MBps.

Além de arquivos, ele também permite o compartilhamento de pastas. A transferência pode ser feita com um só clique, sem a necessidade de instalar outros aplicativos. O sistema funciona com smartphones compatíveis da própria marca e também com as outras marcas da aliança.

As novas participantes da aliança OnePlus, Realme e Meizu ainda não disseram quando o sistema estará disponível em seus smartphones, mas ele já deve estar funcionando nos dispositivos da Black Shark.  Segundo o release de lançamento da interface JoyUI 11, o suporte ao sistema P2P já está disponível no sistema, assim os smartphones Black Shark 2 e 2 Pro e os mais recentes Black Shark 3 e 3 Pro já devem contar com o recurso.

Vale lembrar que o Google também está preparando sua própria alternativa para transferência rápida de arquivos, o Nearby Sharing. O recurso foi demonstrado esse ano, e vai substituir o antigo Android Beam, que foi descontinuado. Além disso, a Samsung também está desenvolvendo sua solução, o QuickShare, assim como a Huawei com o seu Huawei Share.

publicidade

Via XDA Developers.