A Samsung anunciou o lançamento do seu novo sensor ISOCELL GN1 de 50 megapixels, que conta com pixels de 1,2μm e as tecnologias Dual Pixel e Tetracell, que duplica o tamanho do pixel e quadruplica a sensibilidade de luz.
Com o pixel de tamanho maior e as duas tecnologias, o sensor tem uma grande sensibilidade de luz para tirar ótimas fotos noturnas, e segundo a Samsung, tem um foco automático com velocidades do nível de uma câmera DSLR.
Tecnologia Dual Pixel
A tecnologia Dual Pixel coloca dois fotodiodos lado a lado em um pixel, e assim, consegue receber luz de vários ângulos. O resultado é um foco automático por detecção de fase (PDAF) muito mais rápido, mesmo com objetos em movimento em cenas pouco iluminadas.
Com todos os pixels ativos funcionando como agentes de autofoco, o sensor GN1 pode detectar e focar em um instante, segundo a Samsung. Além disso, a Samsung também tem um algoritmo que usa a informação de luz de cada fotodiodo para criar imagens de até 100 megapixels.
Tecnologia Tetracell
A tecnologia Tetracell une quatro pixels em um, e assim, dobra o tamanho dos pixels do sensor para 2.4μm, quadruplicando a sensibilidade de luz. Dessa forma, ele é capaz de gerar imagens de 12,5 megapixels mais nítidas e claras em condições de baixa luminosidade.
Além das tecnologias Dual Pixel e da Tetracell, o sensor GN1 tem outros recursos bem interessantes. O Smart-ISO seleciona automaticamente o ISO ideal para capturar imagens com várias exposições simultâneas. Ele também conta com HDR em tempo real, e estabilização eletrônica de imagens usando o giroscópio para capturar fotos e vídeos em movimento.
O sensor ISOCELL GN1 também é capaz de gravar vídeos em resolução 8K com 30 quadros por segundo.
A produção começa este mês, e segundo um vazamento no Twitter, um dos primeiros smartphones a contarem com o novo sensor deve ser da Vivo Global, que muito provavelmente será o Vivo X50 Pro.
Leia o release no site da Samsung para saber mais sobre o novo sensor.
Via Engadget.