Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Sony IMX500

A Sony apresentou hoje o sensor com chip de inteligência artificial integrado, o IMX500. Além de reduzir a latência no processamento, o sensor oferece muito mais privacidade. Isso acontece pois o processamento e a consequente identificação são todos feitos no próprio chip da câmera, sem a necessidade de enviar os dados para um computador ou para a nuvem.

publicidade

O sensor é do tipo 1/2.3 com 12.3 megapixels e suporte a resolução 4K com 60 quadros por segundo. Eles podem reconhecer uma imagem em apenas 3,1 milissegundos, muito mais rápido do que as atuais câmeras com IA.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do novo sensor de visão inteligente da Sony.

Possíveis usos dessa tecnologia

A primeira geração do sensor não deve equipar dispositivos para consumidores como smartphones e tablets, e a Sony pretende vendê-lo para uso em lojas, shopping centers, indústrias e outros clientes corporativos.

Um dos possíveis usos da tecnologia são as lojas Amazon Go, que não contam com caixas de pagamento e fazem a identificação seus clientes a cobrança com câmeras bem caras. Com o novo sensor, o custo dessa tecnologia seria reduzido, o que permitiria que mais lojas assim sejam abertas.

publicidade

Exemplos de uso do sensor IMX500 com IA

A Sony ainda conta que os modelos de IA podem ser programados para diferentes usos. Assim, a mesmas câmeras podem ser usadas para contar o número de clientes que entram em uma loja, verificar se os itens na prateleira precisam de reposição ou identificar e reconhecer o comportamento dos clientes.

Eles também podem identificar fontes de calor para mostrar ao comerciante os pontos mais visitados pelos clientes. Além disso, o sensor também pode ser usado em indústrias, tornando robôs industriais que trabalham ao lado de seres humanos mais seguros.

Uma tecnologia realmente promissora

Por enquanto o sensor só identifica algoritmos básicos, mas estamos falando apenas da primeira geração, e ele deve evoluir muito nas próximas versões. As aplicações são imensas, e com o avanço da tecnologia, podemos esperar mais câmeras inteligentes que fazem o processamento sozinhas de forma bem mais rápida, sem a necessidade de enviar as imagens para serem analisadas externamente.

Além do IMX500, a Sony apresentou o IMX501, que é uma versão LGA do sensor. As primeiras unidades do chip já estão sendo entregues para empresas, com preços a partir de 10 mil Ienes ou cerca de R$ 584.

O IMX501 começa a ser entregue a partir de junho, e deve custar 20 mil Ienes, ou cerca de R$ 1097. Os primeiros produtos equipados com o sensor devem chegar ao mercado em 2021.

Saiba mais sobre a nova tecnologia de sensores com IA no site da Sony.

Via Sparrows News e The Verge.