A Xiaomi apresentou hoje junto com o Mi 10 Youth Edition sua nova interface MIUI 12 para o Android 10, que poderá ser instalada em vários smartphones das linhas Mi e Redmi. A interface conta com um novo modo noturno que escurece o papel de parede automaticamente e muitas outras melhorias.
O visual é mais chapado, e o MIUI 12 conta com novas animações novas, como a dos papéis de parede. Eles mostram a Terra, Lua e Marte vistos do espaço, com um zoom que se aproxima rapidamente quando o usuário desbloqueia o smartphone. Da mesma forma, o sistema tem suporte a fontes dinâmicas, como o iOS.
A seção multitarefa agora mostra janelas flutuantes e notificações, e promete ser mais intuitiva para o usuário. Os gestos de navegação agora funcionam como os do Android 10.
Novos recursos de segurança
A nova interface também conta com melhores controles de privacidade. São três recursos principais: Flare (Clarão), Barbed Wire (Arame Farpado) e Mask System (Sistema Máscara).
O Flare mostra se um app está usando o microfone ou a localização do usuário em segundo plano. O Barbed Wire permite o acesso a localização, microfone ou câmera apenas uma vez todas as vezes ou então recusa o pedido. Assim, é possível conceder permissões aos apps só enquanto necessário, ou por exemplo, proibir o uso de câmeras em segundo plano.
Já o Mask System impede apps de acessarem contatos, calendário, registros de chamadas e até o IMEI do smartphone. Como o nome diz, ele também permite que o usuário crie uma identidade visual para enganar os apps que estão tentando pegar seus dados e informações.
Todos os comportamentos de cada app são gravados, e é possível fazer uma consulta ao que está sendo ou não usado. Qualquer comportamento de risco ou suspeito é banido na hora pela interface MIUI 12. Todas as configurações de privacidade podem ser ajustadas de um só lugar.
Outras novidades
Outra novidade é a função de chamada com inteligência artificial, que faz a transcrição automática de chamadas. Além disso, esse recurso também sugere respostas, algo que pode ser muito útil para pessoas com dificuldades de audição.
O app Mi Health também foi apresentado, e pode rastrear seus movimentos e atividade física usando IA, basta deixar o smartphone no bolso. Além disso, o app pode monitorar o sono sem a necessidade de outros dispositivos, para isto basta colocar o smartphone embaixo do travesseiro na hora de dormir.
Outra novidade foi a inclusão de temas da Xiaomi dos últimos 10 anos, algo que pode agradar aos usuários mais nostálgicos.
A versão beta já está sendo testada na China, mas a nova interface deve ser lançada oficialmente em junho.
Os primeiros a receberem a novo interface serão o Mi 10, Mi 10 Pro, Mi 10 Youth Edition, Mi 9 Pro 5G, Mi 9 Explorer Edition, Mi 9, Redmi K30 Pro, Redmi K30 Pro Zoom Edition, Redmi K30 5G, Redmi K30, Redmi K20, Redmi K20 Pro e Redmi K20 Pro Premium Edition.
Saiba mais sobre a nova MIUI 12 no site da Xiaomi.
Via GSM Arena.