Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Imagem do layout do teclado em Braille do Google

O Google lançou hoje um teclado virtual em Braille que pode facilitar e muito a vida de pessoas com dificuldades visuais. O teclado virtual funciona sem a necessidade de nenhum hardware extra, e pode ser usado em vários apps, incluindo os de redes sociais.

publicidade

O teclado virtual foi criado em parceria com desenvolvedores e usuários de Braille, e deve ser bem familiar para qualquer pessoa que já tenha usado um teclado externo em Braille. Ele conta com dois modos, um para iniciantes em Braille e outro para usuários mais avançados.

O layout do teclado tem seis teclas, e cada uma delas representa um dos pontos Braille. Ao serem pressionadas sozinhas ou juntas, as teclas criam as letras ou números escolhidos pelo usuário. Também é possível apagar letras e palavras e adicionar linhas através de gestos.

Por exemplo, para apagar uma letra, é só deslizar um dedo para a esquerda. Da mesma forma, para apagar uma palavra, deslizar dois dedos para a esquerda. Deslizar o dedo para a direita adiciona um espaço, e deslizar dois dedos para a direita cria uma nova linha. Além disso, para enviar o texto, é só deslizar os dois dedos para cima.

Depois que o pacote de acessibilidade do Android estiver instalado, o teclado TalkBack pode ser acessado nas configurações, na seção de acessibilidade. O único problema é que quando o teclado virtual em Braille estiver ativado, os gestos do TalkBack não irão funcionar.

publicidade

Nesta página o Google oferece uma explicação em português sobre como ativar o teclado em braille do TalkBack. O teclado em braille já pode ser instalado em qualquer dispositivo que rode Android 5.0 Lollipop ou superior, mas por enquanto está disponível apenas em inglês.

Saiba mais sobre o teclado virtual em Braille no blog do Google.

Via XDA Developers.