Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Whatsapp cria novo limite de encaminhamento para tentar conter as fake news

Para tentar combater as fake news e teorias da conspiração, o Whatsapp vai implementar um novo limite para o encaminhamento de mensagens. Caso o usuário receba uma mensagem encaminhada que já foi vista mais de cinco vezes, só vai poder enviá-la para uma pessoa de cada vez. O limite anterior era de cinco encaminhamentos.

publicidade

A medida é essencial neste momento de pandemia do novo coronavírus, pois estes boatos podem ser extremamente perigosos. Segundo um post no blog do Whatsapp, os limites criados no ano passado ajudaram a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas no mundo inteiro.

De acordo com o post: “temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas.”

O texto continua: “acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais.”

Com a medida, o Whatsapp espera ajudar a conter a disseminação de boatos e informações falsas. Eles também lembram que criaram um bot em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e estão trabalhando com ministérios da saúde de mais de 20 países (incluindo o Brasil) para ajudar a passar informações realmente confiáveis para os seus usuários.

publicidade

Além disso, o post reforça o papel importante do Whatsapp para unir as pessoas que estão em isolamento com seus amigos e sua família. O texto também fala sobre o contato proporcionado com restaurantes, lojas, médicos, professores e outros profissionais, e lembra que as mensagens são protegidas com criptografia.

A medida merece aplausos, uma pena que não foi implementada antes.

Via Olhar DigitalThe Guardian.