Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

App do Google Tradutor terá o recurso de transcrição de áudio em tempo real

Como foi informado no começo deste ano, o Google Tradutor (Google Translate) está ganhando um recurso muito útil, a possibilidade de transcrever o áudio em tempo real usando inteligência artificial.

publicidade
Recurso chega primeiro ao Android

O recurso estará disponível somente no Android neste primeiro momento, mas deve chegar ao iOS nos próximos meses. Para usar a transcrição, basta abrir o app do Google Tradutor (lembre-se de atualizar o app no Play Store antes de começar o processo) e clicar no botão de Transcrição.

A versão do Google Translate em português ainda não foi atualizada na Play Store, mas isto deve ocorrer em breve. Segundo informações do The Verge, o recurso deve estar disponível para todos os usuários até o fim desta semana.

O sistema precisa de uma conexão ativa para funcionar, já que a tradução e transcrição vão ocorrer nos servidores do Google. Ele não vai transcrever gravações por enquanto, apenas o áudio do microfone em tempo real. Existe uma solução simples para esta limitação, basta o usuário gravar o áudio e colocar para tocar em outro aparelho ou sistema de som.

O Google informa que, por enquanto, o recurso de transcrição tem algumas restrições técnicas. Ele depende da qualidade dos microfones, e deve funcionar melhor em um ambiente silencioso, com uma pessoa falando de cada vez. De qualquer forma, o app vai tentar se adaptar para fazer a melhor transcrição possível nas condições em que for usado.

publicidade

A visualização do texto transcrito poderá ser feita da forma mais confortável para o usuário, com letras maiores e até o uso do app no modo noturno. Segundo o Google, a meta é que a transcrição seja do mesmo nível de uma pessoa nativa da língua.

Neste primeiro momento, a transcrição vai funcionar com as línguas inglês, francês, alemão, hindi, russo, tailandês e espanhol, além do português.

Saiba mais sobre o novo recurso do Google Tradutor.